INSTITUCIONAL

No início era uma associação que pertencia ao Sindicato de Urussanga, que era comandada pelo Sr. Antônio Manoel Silvano. Em março de 1961 foi reconhecido como sindicato dos mineiros de Siderópolis pelo ministério do trabalho, onde passou a  funcionar no bairro de Rio Fiorita, onde hoje funciona a Associação de Moradores. Em novembro de 1986 passou a ter sua sede própria, onde funciona ate hoje.

Criado com objetivo de defender e organizar os interesses da categoria financeiramente e socialmente, desempenhou papel fundamental para conquistas de direitos dos trabalhadores que usufruem até hoje, mesmo que para isso tenha passado por muitos momentos difíceis.

Seu primeiro presidente foi Sr. João Jorge Raupp Filho, vindo depois os Srs. Jose Antônio Domingos, Antonio Vieira Martins, Eli Fortunato, Antônio Saturno Garcia, João Rossa, Arlindo Barzan, Arnoldo V. Mattos, Genoir Jose dos Santos, Leonor Jose Rampinelli,  Antônio Cezar Stairk, Nilson de Souza Barzan e atualmente Leonor José Rampinelli.

Hoje além das lutas e políticas sindicais, investem também na área de lazer para todos seus associados e dependentes com uma sede recreativa própria e uma subsede no município de Treviso.